Nossa História e Trajetória

A Missão Transcultural Etnia é uma entidade missionária evangélica e interdenominacional, cooperando com grandes denominações no Brasil e no exterior. A Missão Transcultural Etnia foi fundada no Brasil e nasceu de uma chamada específica de Deus para proclamar Sua glória a todas as nações da terra. Foi fundada em outubro de 1993, pelas missionárias Maria Leonardo e Salete Fileto. A diretoria é composta por 13 pastores e missionários brasileiros, com mandato de quatro anos. A sede da Missão Transcultural Etnia fica em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, Brasil. Mantém suas principais bases de operação em Foz do Iguaçu, Recife, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.                       

 

HISTÓRIA DA MISSÃO TRANSCULTURAL ETNIA

O PROJETO MISSIONÁRIO ANUNCIANTES DA PAZ.

1a FASE – 10 Anos de 1975 a 1984. Em 1975 foi organizado em Itaúna-MG, o Projeto Missionário Anunciantes da Paz, pela jovem Maria Leonardo, quando em ministério e cobertura pastoral da 1a Igreja Batista de Itaúna, com o objetivo de alcançar áreas pioneiras com o evangelho e despertamento missionário.  

Em novembro de 1979, tive uma visão: eu voava sobre os céus. Havia estrelas brilhantes e eu voava de estrela em estrela. De uma estrela maior saía uma nave vermelha cheia de jovens. Entrei nela e juntos cantávamos a plenos pulmões, enchendo o universo. A nave girava ao redor do mundo alcançando todas as nações. Em dezembro de 1983, um sonho: eu dirigia um grande caminhão vermelho por uma estrada de terra. Havia uma grande plantação de milho cujas espigas cresceram até a altura de homens, e todos se transformaram em anjos. Então, junto com os anjos, cantávamos glorificando a Deus e voando nas alturas. No início, eram apenas uma nave  e um caminhão vermelhos e um grande sonho de alcançar as nações com o evangelho.

A visão se desenvolveu! O que representava tudo isso? Foram apenas duas visões perdidas na noite? Dois sonhos de adolescente? Não! Por detrás delas, a promessa de Deus e a convicção da chamada para proclamar Sua glória a todas as nações da terra. 

Nos primeiros dez anos o projeto missionário desempenhava os seguintes ministérios:

• Intercessão pela obra missionária transcultural

• Mobilização e despertamento missionário nas igrejas de Minas Gerais

• Adoção e sustento missionário para a obra missionária transcultural

• Impacto evangelístico nas cidades do interior de Minas gerais 

• Evangelismo pela literatura

• Publicações missionárias

• Livraria Evangélica

• Programa de rádio

Posteriormente, o Projeto Missionário Anunciantes da Paz, foi incorporado pela Missão Transcultural Etnia, alcançando assim uma dimensão internacional.

 

TRAJETÓRIA TRANSCULTURAL

2a FASE – 9 Anos de 1985 a 1993. A Missão Transcultural Etnia nasceu de uma chamada específica de Deus para proclamar Sua gloria a todas as nações da terra, e de uma visão de levar equipes de jovens para propagar o Evangelho a outros povos. Esta visão inicial aconteceu através da confirmação do chamado da missionária Maria A Leonardo para este ministério específico, no inicio do ano de 1985. Em Junho de 1986 em sua primeira viagem missionária à Bolívia na América do Sul, Deus lhe concedeu a estratégia de trabalho e a visão Ibero-Americana, cujo ministério se expandiria aos países da América do Sul e Europa. A visão foi ampliada em seus dois anos de residência na Europa (Inglaterra e Portugal) nos anos de 1987 e 1988. A partir da Inglaterra, equipes de jovens ingleses desenvolviam campanhas de evangelismo em Portugal e Espanha, enviados pela igreja da Inglaterra. Foram dois bons anos de experiência ali na Europa. 

Mas a visão era de levar brasileiros para os campos missionários, pois afinal, estamos vivendo numa geração histórica, onde a Igreja Brasileira atravessa fronteiras, abrindo seu celeiro missionário para outras nações. Mas tudo isto consistia em um tremendo desafio de fé, visto que a economia brasileira, o alto custo do dólar, e o elevado preço de passagens aéreas soavam como impossibilidades e obstáculos ao nossos ouvidos.

Em Janeiro de 1990 a missionária Maria Leonardo liderou a primeira equipe missionária de brasileiros para o Uruguai e em Julho de 1990 para a Itália. Nestes quatro anos de ministério (1990-1993), trezentos jovens foram enviados aos campos em ministério evangelístico na América do Sul e Europa. No início do ano de 1992 a missionária Salete Fileto da Fonseca foi chamada com a mesma visão para este ministério, e começou também liderar estas equipes missionárias de férias. Nesta segunda fase de ministério a visão desenvolveu-se sob a cobertura da Wec Internacional (Missão AMEM).

3a FASE – 16 Anos de 1994 a 2009. Em outubro de 2003 as missionárias Maria Leonardo e Salete Fileto da Fonseca sentiram a confirmação de Deus para dedicarem-se somente neste ministério específico, e no dia 09 (nove) de Dezembro de 1993, organizaram a Transcultural - Treinamento Transcultural e Lingüístico. Posteriormente o nome foi alterado para Missão Transcultural Etnia, sendo esta, uma entidade missionária evangélica latino americana, de caracter interdenominacional, com sede no Brasil, tendo o ministério específico de missões de curto prazo, fornecendo treinamento missionário prático, com experiências transculturais em outros países e culturas. Nesta segunda fase o ministério se expandiu com a fundação e visão da Missão Transcultural Etnia. Nosso nome promocional em inglês é WORLD PRAYER CENTRE (WPC International). 

O desenvolvimento da visão. A visão inicial já passou por várias fases, inclusive a morte! Mas foi ressuscitada, e Deus a trouxe à luz. A visão transcultural começou a desdobrar-se em janeiro de 1990, e EQUIPES DE JOVENS começaram a ser levadas para propagar o evangelho a outros povos. A “nave vermelha” corta os ares levando luz aos perdidos nas trevas, e o “caminhão vermelho” corta estradas transformando vidas. Nosso alvo inicial era de cem jovens por ano, através do Projeto 1000 - mil jovens atravessando fronteiras, cortando ares e estradas, anunciando Jesus e destruindo as trevas com a LUZ. Toda a glória ao Senhor! 

Desde janeiro de 1990 até 2005, atuando neste ministério com Equipes de Jovens, mais de quatro mil pessoas estiveram conosco em ministérios de curto prazo, treinamentos intensivos e impactos de um mês em vários países, e como resultado milhares de vidas foram salvas e centenas de jovens se engajaram na obra missionária. Sempre vimos a poderosa mão de Deus, pois nenhuma equipe foi impedida de prosseguir por falta de recursos financeiros, e sempre atuamos em total segurança nos países onde trabalhamos, mesmo no momento crítico de saques na Argentina, bombas na Inglaterra ou na Espanha, nem mesmo problemas de saúde ou  epidemias nos países pobres ou qualquer outro risco. A fidelidade e cuidado de Deus para conosco foram tremendos. “Andavam de nação em nação, dum reino para outro reino. A ninguém permitiu que os oprimisse; antes, por amor deles, repreendeu a reis, dizendo: Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas” Salmo 105: 13-15.

A missão enviadora é uma ponte, levando as pessoas ao seu destino. No decorrer destes anos de ministério cumprimos o nosso ministério como “ponte”, sendo portanto, instrumento para abençoar vidas e nações. Nestes anos muitas águas rolaram debaixo da ponte e milhares de vidas passaram por esta ponte chegando ao seu destino. O plano de Deus foi cumprido na vida de milhares e milhares.            

Os relógios do tempo marcam uma nova fase na Missão. Sentimos a confirmação de Deus para continuar investindo em todos os ministérios que foram iniciados até hoje. Mas as diversas catástrofes e calamidades que tem assolado as nações nos últimos anos, gritaram aos nossos ouvidos nos dias 08 e 09 de outubro’2005 para iniciar também um projeto de ajuda humanitária para atuar nos campos transculturais. 

 

CRONOLOGIA HISTÓRICA DA TERCEIRA FASE

1.993 (Outubro) – Por ocasião do I Congresso Brasileiro de Missões em Caxambú-MG, de 18 a 22 de Outubro, organizado pela AMTB, Deus orientou às missionárias Maria Leonardo e Salete Fileto para a fundação da Missão Transcultural Etnia. Tal organização ocorre em 09 de dezembro de 1993.

1.994 (01 de Fevereiro) - Dá-se  o início do ministério da Missão Transcultural Etnia com cinco obreiros. O curso Speak for Jesus começa a ser ministrado em São Paulo e ali é estabelecido  o Centro Lingüístico Cultural. Inicia-se as Missões de Férias para Paraguai, Bolívia e Inglaterra. Em Maio de 1994 ocorre a afiliação à AMTB, e posteriormente à AETAL; a Missão passa a funcionar com bases em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

1.995 (Dezembro) - É iniciado o ministério no Paraguai e o envio de três missionários para a Inglaterra.

1.996 (Dezembro) - A missionária Salete Fileto é chamada para a Bolívia, por um período de quatro anos (96 a 2000). No Brasil uma equipe de 10 pessoas leva avante a obra no ano de 1996.

1.997 - Dá-se inicio o programa de Discipulado Missionário com as 10 pessoas envolvidas no ministério da Missão. A Missão vem a ser dirigida como Entidade sem fins lucrativos de acordo com seus estatutos por 13 pastores e missionários brasileiros, em 01 de Julho de 1997. Nesta época é estabelecido o ministério de Missão de Envio, no envio de missionários para os campos. Encerra-se o ano de 1997 com 20 pessoas envolvidas, e a implantação do Centro de Oração e Treinamento Missionário (Sítio Moriá em Venda Nova- Belo Horizonte MG).

1.998 - Em Agosto'98 nasce a Base da Missão em Gales-UK e em setembro'98 se dá  o envio dos três primeiros missionários para Espanha. Acontece maior expansão missionária no mês de outubro com o estabelecimento do Ministério Mercosul com base  em Foz do Iguaçu (em convênio com a Missão AMID), e em Recife (em convênio com o Sem. Pentecostal do Nordeste). De 9 a 13 de novembro'98 no II Congresso Brasileiro de Missões organizado pela AMTB em Guarapari-ES, confirma-se o ministério da Missão Transcultural Etnia, como missão de envio de  missionários. Encerra-se o ano com 40 pessoas envolvidas no ministério da Missão.

1.999 -  Um ano de transição ministerial, em abril’99 o programa de Discipulado Missionário dá origem à formação das Células Missionárias, concluindo que devemos sair da visão focada em indivíduos através do Projeto 1000, para implantar 1000 Células Missionárias ao redor do mundo. O alvo do Projeto 1000 foi alcançado visto que mais de 2000 pessoas passaram por nosso ministério de Janeiro’90 até Dezembro de 1.999. Encerra-se o ano com 12 Células Missionárias estabelecidas.

2.000 -  O sétimo ano, foi o ano sabático as missionárias Maria Leonardo e Salete Fileto passam o primeiro semestre no campo missionário da Europa (Reino Unido e Espanha). A missionária Maria Leonardo inicia o ministério de publicações da Missão, organizando a Coluna Editorial e o lançamento de seis livros no mercado. Encerra-se o ano com 50 pessoas, funcionando nas 12 Células Missionárias.

2.001 - Este ano fluiu de acordo com os trabalhos missionários e ministérios implantados anteriormente, estruturados em doze Células Missionárias:

1. Belo Horizonte                    7. Gales - UK

2. Recife                               8. Espanha - UK

3. Rio de Janeiro                    9. Paraguai - Caaçapá

4. São Paulo                         10. Paraguai - Assunção

5. Foz do Iguaçu                    11. Argentina  

6. Blumenau                          12. Inglaterra e Escócia

De 15 a 30 de Janeiro de 2001 é realizado em Foz do Iguaçu-PR o I ALIANÇA da Missão Transcultural Etnia, sendo este um encontro de Reciclagem e Treinamento Intensivo de Liderança, e também a convenção – assembléia geral para eleição e posse da nova diretoria administrativa.  

2.002 - Este ano foi marcado por uma mobilização interna promovendo a experiência ministerial como implantadores de igrejas. A missionária Maria Leonardo envolve-se na implantação de igrejas em Belo Horizonte, a missionária Salete Fileto exerce um ministério junto à sua igreja local, a missionária Helsa de Almeida vem de Gales para fazer um curso de implantação de igrejas promovido por sua denominação, e os missionários Mirian e Eurico também passam a atuar no ministério de pastoreio de uma nova igreja implantada. A experiência prática no ministério de Implantação de igrejas é muito rica e necessária para o campo missionário. 

2.003 - Este ano foi marcado por três mudanças estruturais distintas:

Primeira: O curso intensivo de inglês Speak for Jesus, passa a ser realizado numa estrutura de Hotel 4 estrelas em Foz do Iguaçu, sendo portanto um fator de qualidade e valor agregado que veio solidificar este ministério. Louvamos ao Senhor pelo convênio que tínhamos em Foz do Iguaçu desde 1998, mas o estabelecimento de nosso escritório no centro de Foz do Iguaçu em janeiro de 2003 e a estrutura de hotéis traz uma nova dimensão e também a satisfação de nossos participantes.

Segunda: O fortalecimento do ministério do Mercosul. O ministério ESFERA MERCOSUL – Esfera de Ação Missionária do Mercosul, é fortalecido através do Núcleo Operacional Mercosul em três cidades na região das Três Fronteiras:  Brasil: Foz do Iguaçu, Argentina: Puerto Iguazu, Paraguai: Hernandárias. A região das Três Fronteiras é um campo missionário distinto, e exige portanto uma força missionária qualificada. Ocorre a implantação de novos ministérios, a Escola de Missões Etnia e também o Centro de Formação e Capacitação Profissional.

Terceira:  Expansão dos cursos criados em 2001, para o sistema de ensino à distância da Faculdade Etnia para os cursos de Bacharel em Teologia e Missiologia, e Pós-gradução em Plantação Transcultural de Igrejas, Desenvolvimento de Projetos Sociais, e Missões Transculturais, e o programa de Mestrado.  Mantemos Núcleos Operacionais e de Estudos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Recife e Angola. 

2.004 – Ano de celebração de 20 anos de Trajetória Missionária (1985 a 2004) da missionária Maria Leonardo, e onze anos de Missão Transcultural Etnia. Nestes onze anos de Missão, mais de 4.000 pessoas foram treinadas em nossos ministérios. Também em 2004 é estabelecido o Núcleo Operacional Nordeste em Recife (Boa Viagem) para apoio às igrejas do nordeste e facilitar a ação missionária do nordeste para o campo missionário transcultural. Ano de paz em todos os ministérios. Células Missionárias em 2004: 

1.      Argentina                                                  8. Belo Horizonte

2.      Paraguai                                                   9. São Paulo

3.      Reino Unido: Inglaterra, Escócia e Gales       10. Rio de Janeiro

4.      Espanha                                                  11. Foz do Iguaçu

5.      Bolívia                                                     12. Recife

6.      Angola                                                    13. Fortaleza

7.      Índia                                                       14. Salvador      

2005 - De 15 a 30 de Janeiro de 2005 é realizado em Foz do Iguaçu-PR o II ALIANÇA da Missão Transcultural Etnia, sendo este um encontro de Reciclagem e Treinamento Intensivo de Liderança, e também a convenção – assembléia geral para eleição e posse da nova diretoria administrativa. O alvo no ano de 2005 é avançar estrategicamente via parcerias estratégicas em várias regiões do Brasil e exterior. 

As diversas catástrofes e calamidades que tem assolado as nações nos últimos anos, gritaram aos nossos ouvidos nos dias 08 e 09 de outubro’2005 para iniciar um projeto de ajuda humanitária para atuar nos campos transculturais.  Durante o IV CBM (de 10 a 14 de Outubro de 2005) em Águas de Lindóia – SP, Deus confirmou a fundação da AJUDA – Organização Humanitária Internacional. 

2006 a 2009 - A consolidação de alianças estratégicas com várias igrejas marcou o ministério missionário na América do Sul, Europa e Ásia neste triênio. Também completamos em 2009 o número de 100 Jornadas Missionárias em Missão de Férias, sendo que levamos 100 equipes para os campos e alcançamos o número de 6.000 pessoas que participaram em nossos ministérios de curso prazo. Em Fevereiro de 2007 por ocasião do o III ALIANÇA da Missão Transcultural Etnia oficializamos o alvo da implantação do Intercultural Centre, como um centro de oração e treinamento intercultural para discipulado e cura das nações.

2010 a 2013 - Neste triênio Deus abençou-nos com a concretização do Intercultural Centre, portanto, nasceu o WORLD PRAYER CENTER. Uma linda área de 25.000m2 à 20km do aeroporto de Confins, Belo Horizonte – MG. Estamos localizados no coração da América do Sul, partindo de Confins para os “confins da terra”.

2014 a 2020 - Nestes sete anos estamos focados em sete ministérios, a saber:

1. World Prayer Centre: uma estratégia de intercessão e alance estratégico das nações. 

2. Ajuda Humanitára Internacional: ministério social e desenvolvimento humanitário.

3. Speak for Jesus: ministério de comunicação do evangelho em inglês.

4. Grupo Nations: ministério de performance PACTO por meio  Performance, Arte, Cultura, Turismo, Oração; com exibições de teatro, dança, música e exposição de arte e cultura.

5. Pousada das Nações: centro de convenções e conferências para igrejas.

6. Projeto Josué: treinar 2000 jovens para o ministério de missões transculturais.

7. Projeto Igrejas Enviadoras: capacitar, assessorar e prestar consultoria para 2000 igrejas enviadoras.

"Aceite, pois, agora, o desafio do meu senhor, o rei da Assíria: Eu lhe darei dois mil cavalos; se você tiver cavaleiros para eles! 2 Reis 18:23 - NVI "

 

Nossa Posição Financeira: Deus é o nosso Provedor e confiamos nele para suprir todas as nossas necessidades. A Missão Transcultural Etnia depende de ofertas e doações voluntárias do povo de Deus para realizar seu ministério e estas ofertas podem vir de igrejas, famílias, crentes e empresários que têm a visão do reino de Deus e investem para o cumprimento da grande comissão. 

 

Missão Transcultural Etnia

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.     

 

Sede Administrativa: Belo Horizonte - MG

Blog de Intercessão Mundial: Um Clamor pelas Nações! Pare por 5 minutos e interceda pelas nações!